Aparecida, o rosto de Maria à brasileira. 

No mês de outubro comemoraremos a nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida, tão querida ao povo brasileiro, que do seu trono, espalha graças e mais graças a todos os que recorrem a Ela pedindo a intercessão junto a seu Filho Jesus.

Para quem vai ao Santuário Nacional de Aparecida e, ao passar diante daquela “imagenzinha”, pára por lá um instante (e eu o faço sempre que vou lá), pode ver tamanha expressão de fé do povo devoto da Senhora Aparecida. Quantos olhares voltados para aquele leve sorriso que a imagem traz no rosto. Quantos pedidos, quantas súplicas! Quantos agradecimentos passam aos pés de Nossa Senhora Aparecida. Indo ao santuário experimentamos esta forte presença da Mãe nos indicando a fazer tudo o que Jesus nos disser...
Por Padre Rodrigo Alberti
MATÉRIA COMPLETA na edição de outubro do Informativo Paroquial MODELO CATÓLICO.



Santa Terezinha (km 11)

"... Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela". 
Horário de Missas

1ª terça-feira 19:00h

3ª terça-feira 19:00h

2º sábado 17:30h

4º sábado 17:30h


Comemora-se seu dia no 1º dia do mês de outubro.


História da Capela de Santa Teresinha do Menino Jesus – Orindi – Km 11

Aproximadamente no período entre 1990 a 2000, Monsenhor Ildeu Ferreira Malta realizava as celebrações das Santas Missas em residências cedidas, gentilmente, pelos moradores do local. Neste mesmo período, Manoel Gomes (Manoelzinho) e Maria Socorro realizaram um trabalho de evangelização que deu muitos frutos, sendo atualmente os pilares desta capela.
Em julho de 2001 foi a vez do Padre Carlos Veraldo começar a participar da comunidade, onde passou a celebrar as missas na E. M. Claudineia Pereira Cardoso, que contava com a colaboração de Luzia Sousa Coelho Ferro, na época ministra extraordinária da Sagrada Comunhão. Em 20/02/2002 foi dado início a um importante trabalho pastoral, com ensino bíblico, celebração da palavra, oração em família, novenas, catequese, missão popular, dentre outras.
Em 2009, com a chegada do Padre Antônio, a comunidade adquiriu um terreno próprio, onde foi construído um salão para realização das Santas Missas e demais trabalhos religiosos, sendo inaugurado em 01/10/2009 com as festividades da santa. Este salão recebeu esta homenagem devido a grande devoção dos moradores daquela localidade. Eles próprios escolheram o nome.
Hoje, pertencendo a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, liderada por nosso Pároco, Pe. Rodrigo Alberti, contando com o apoio dos Ministros Cecília, Sônia, Leda, Manoel, e a partir de agora Adriana, a comunidade agradece e louva a Deus pelo trabalho de evangelização realizado até aqui e por tudo mais que vai nascer, pela intercessão da santa padroeira, Teresinha de Jesus.
Fonte de informação: Luzia Sousa Coelho Ferro


Novena das Rosas - Novena milagrosa de Santa Teresinha do Menino Jesus
Se você está correndo algum tipo de perigo, vivendo momento de aflição ou angústia, faça a Novena Milagrosa de Santa Terezinha das Rosas. Diz a tradição que, após a Novena, a pessoa receberá de alguém, de uma maneira bem inesperada, uma rosa, sinal de que seu pedido será atendido pela querida e poderosa Santa Terezinha das Rosas.

...A Santa deixou escrito nas suas memórias: “Quero passar o meu céu fazendo o bem sobre a terra”. “Farei cair uma chuva de rosas”.
O Padre Putigan, em 3/12/1925 começou uma novena pedindo à Santa uma graça importante. Para saber se era ouvido, pediu um sinal. Queria receber uma rosa como garantia de alcançar a graça. Não falou a niguém da novena que estava fazendo. No terceiro dia, recebeu a flor pedida e alcançou a graça.
Começou, então, outra novena. Recebeu a rosa e recebeu a graça. Resolveu propagar a novena. Hoje, é feita no mundo inteiro. Pode ser começada em qualquer dia do mês. Há uma legião de amigos da Santa que fazem a novena do dia 9 a 17 de cada mês.

A NOVENA
Durante 9 dias, rezam-se 24 “GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO, ASSIM COMO ERA NO PRINCÍPIO, AGORA E SEMPRE POR TODOS OS SÉCULOS DOS SÉCULOS, AMÉM”, agradecendo a DEUS os favores e graças com que cumulou a Santa, durante os 24 anos em que viveu na terra.
ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos agradeço todos os favores e graças com que enriquecestes a alma de vossa serva, Santa Terezinha do Menino Jesus, durante 24 anos em que passou na terra e, pelos méritos de tão querida Santa, concedei-me a graça que ardentemente vos peço - (faça o pedido da graça) - se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para o bem de minha alma.Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Terezinha; cumpri mais uma vez vossa promessa que ficaria no céu a fazer o bem sobre a terra, permitindo que eu ganhe uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.
Rezam-se os 24 GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO, podendo-se acrescentar a cada GLÓRIA AO PAI…, a jaculatória:SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS, rogai por nós!





Transmissão - Missa Ordenação Episcopal MONSENHOR GILSON

ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE MONSENHOR GILSON ANDRADE SERÁ TRANSMITIDA PELA TV CANÇÃO NOVA

Confira a programação da TV CANÇÃO NOVA através do site: http://www.cancaonova.com/portal/canais/tvcn/tv/progs.php?dw=6

No sábado, dia 24, às 10h, acontece na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis (RJ), a Ordenação Episcopal do monsenhor Gilson Andrade da Silva, nomeado em julho, bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, pelo papa Bento XVI. Dom Filippo Santoro lembra que esta é a segunda ordenação de um bispo na Diocese, desde a sua fundação em 1948, sendo que a primeira foi dom Fernandes Veloso, segundo bispo de Petrópolis. "Este é um evento muito importante para diocese e também para Petrópolis, pois Monsenhor Gilson foi formado em nosso Seminário de Corrêas e desde a sua ordenação trabalha na diocese”.

PRIMAVERA DE DEUS

Hoje, 23 de setembro, se inicia a estação da Primavera, aquela estação que proclama o renascimento de toda a natureza; aquela que anuncia o fim das noites gélidas; aquela que a tudo faz ressurgir novamente; aquela que desperta do sono invernal as árvores; aquela que faz com que as gramas cintilem verdejantes sobre a terra; aquela que permite com que as belíssimas flores singelas desabrochem; aquela estação que conclama todos os dos pássaros junto com o vento a entoarem a bela canção do renascimento.

Eis que do ventre da mãe terra tudo ressurge e anuncia as maravilhas do Deus criador. A natureza nos convida a tomarmos parte deste novo tempo, de renascimento e de transformação. Após o longo inverno doloroso, a primavera surge e acalenta nossos corações com o sol que aos pouco vai mostrando seu brilho radiante.

Eis que dos braços abertos da mãe terra ressurge um novo ânimo. O vento e os pássaros a entoar o canto primaveril suscitam nossa alma a ingressar neste novo tempo, e dançar harmoniosamente a sinfonia da primavera.

Eis, pois, que a Primavera chegou e nos relembra mais uma vez que somos todos irmãos, que participamos, todos, da grande Família, da Fraternidade Universal. E por sermos participes desta Fraternidade Cósmica é que necessitamos nos amar, o que corresponde a: respeitar, honrar, cuidar, reverenciar, e zelar por a toda a criação.

Frei Osvaldo Maffei, OFM.
Retirado do site: http://www.freimaffeiofm.com.br/   

A interpretação da Sagrada Escritura na Igreja

(Formação sobre a Verbum Domini)


A interpretação da Bíblia só pode ser feita na fé da Igreja, esse é o critério fundamental. Se uma pessoa não possui a fé em Cristo ela não pode interpretá-la. Requer uma participação na vida comunitária, nos eventos litúrgicos, ter uma espiritualidade e perceber o momento histórico em que o texto foi escrito. Sendo assim, a Bíblia deve ser lida no mesmo Espírito em que foi escrita, deve aproximar o máximo possível do contexto histórico. Assim se chegará de fato do que se trata o texto: Deus que se comunica com o homem através da sua Palavra com palavras humanas. O Espírito Santo inspirou os autores de cada livro. A Bíblia foi escrita pelo Povo de Deus e para o Povo de Deus, naquele momento, e, hoje, para cada um de nós.

Ao fazer a leitura da Bíblia e interpretá-la, deve observar alguns critérios, como: interpretá-la tendo presente a unidade de toda a Escritura; ter presente a Tradição viva de toda a Igreja (nossos bispos-sucessão apostólica) e observar as comparações para melhor entendermos o texto.
O Antigo e o Novo Testamento possui uma relação íntima, fala de Cristo nas Alianças, nas profecias, nos reinados e atinge o seu cumprimento nos Evangelhos, sobre a vida de Cristo e dos Apóstolos, somos exortados por São Paulo e alguns Apóstolos como Pedro e Tiago, e até chegar na dimensão escatológica da vida futura.

Como exemplo de vida devemos seguir os santos que souberam fazer essa interpretação muito bem, viveram verdadeiramente a Palavra de Deus.

Evangeliário: contém as leituras dos Evangelhos a ser proclamada pelo Sacerdote ou Diácono na Santa Missa. A forma solene da entrada da Sagrada Escritura na Missa é pelo Padre concelebrante ou Diácono ou Leitor à frete do Padre celebrante, colocando sobre o altar sem fazer reverência, pois é o próprio Cristo que está em suas mãos através da Palavra. Significa que a Palavra (Cristo) nos acolhe para a celebração.
Por Seminarista Reginaldo

“Deus que se comunica”

(Formação sobre a Verbum Domini)
Há um mistério que se coloca diante de nós que é a comunicação de Deus. Uma comunicação pessoal, Ele que através de uma palavra entra no tempo e se faz presença visível para todos os homens que creem.
            A presença de Deus em nosso meio pode ser ouvida, tocada, contemplada e todos podemos vê-la. O Papa Bento XVI nos pede que esforcemos para redescobrirmos o encontro pessoal com Cristo. Já não é uma coisa muito distante de nós, se quisermos encontrar a Deus, temos que encontrar com uma pessoa, que se chama Cristo, tanto na Palavra, quanto nos Sacramentos.
            A Igreja se alegra em poder comunicar essa Pessoa a todos, essa foi a missão de Cristo confiada aos seus discípulos que chega até nós pela sucessão apostólica.  É um pedido do nosso Santo Padre que deve ser correspondido pela nossa resposta coerente de vivência da Palavra de Deus e o nosso anúncio, mas primeiro deve fomentar em nós uma mudança de vida, um encontro pessoal, e depois levarmos este impacto de Deus em nós a todas as pessoas.
Por Seminarista Reginaldo 

Liga Católica paroquial faz doação anual para o seminário diocesano

       Como em todos os anos, em setembro, a Liga Católica do nosso decanato Beato José de Anchieta, fica incubido de doar arroz para o seminário diocesano. 

      Esse ano cerca de 250 quilos foram ofertados aos nossos seminaristas pelas paróquias de Magé, Santo Aleixo e Guapimirim. Só em Parada Modelo foi arrecadado 115 quilos que somados aos das demais paróquias vão contribuir com a alimentação dos nossos futuros padres, que além de precisarem nas nossas orações, alimento espiritual, precisam das nossas ações, alimento material.
 
É a Liga Católica, 
viva e operante, 
contribuindo sempre para a construção do Reino de Cristo na terra. Parabenizamos a todos os liguistas, especialmente os de nossa paróquia, na pessoa do Sr. Geraldo, por tão bonito e valoroso trabalho e dedicação a Igreja.
 
  PASCOM - Paróquia N. Sra. Aparecida

VI Congresso Diocesano da Pastoral da Educação


Este é um evento da Pastoral da Educação e está destinado a todos os funcionários da área da educação.

Dia: 01/10/2011 na Quadra João XXIII - Magé

Das 8:00 às 13:00 horas.


Lema: Comunicar a presença de Cristo que transforma a nossa vida.
Tema: Comunicação e Educação

Palestrante: D. Filippo Santoro


Os interessados poderão fazer as inscrições na secretaria da igreja. 

OBS: Haverá ônibus saindo da Caneca Fina às 07:00 horas e passando por Parada Modelo 

A cruz da JMJ já percorre o Brasil!

Aconteceu ontem, 18/09, O Bote Fé, no campo de Marte em São Paulo.

O evento reuniu mais de 100 mil jovens, num lindo dia ensolarado, que acolheram os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - a cruz e o ícone de Nossa Senhora - dando início a JMJ 2013 no Brasil.

Fotos site Canção Nova
Estiveram presente o presidente da CNBB  e Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis; o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, representante oficial do Papa no evento; o Arcebispo Emérito de São Paulo, Cardeal Dom Cláudio Hummes; o Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta; o Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, representando a presidente Dilma Rousseff; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e diversas outras autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e diversas outras autoridades eclesiásticas.

Além das apresentações musicais, foi idealizado pelos organizadores um espaço espiritual, onde os jovens puderam buscar o sacramento da confissão e adorarem o Santíssimo Sacramento durante todo o evento.
A Cruz e o Ícone vão percorrer 275 dioceses no Brasil até a vinda do Papa Bento XVI, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Os símbolos da Jornada devem passar por todos os 17 regionais da CNBB. Também estão previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".
Veja a seguir o itinerário, quando a Cruz e o Ícone visitarão cada regional.





           Confira mais informações no site oficial da JMJ Rio 2013 que já está no ar:  http://destrave.cancaonova.com/jmj-rio-2013-site-oficial/


Por PASCOM - P. Nossa Sra. Aparecida

Curso "EMAÚS"


Paróquia N. Sra. D’Ajuda e Paróquia N. Sra. Aparecida

Período do Curso: de 24/09 das 07:00 da manhã até  25/09  às 19:00

Local: Sitio Barbudita - Caneca Fina
Custo do curso: R$ 30,00
Material para levar: BÍBLIA, caderno, caneta, roupa de cama, material de uso pessoal.
Camisa do curso / valor = R$ 15,00 (Não é obrigatória a compra)
Para participar é preciso ter feito o curso Vida Nova
Para inscrições e maiores informações procurar Genilson - Tel. 2632-5443


FOTOS DO EVENTO
  





A Origem do Acampamento Juvenil

O Acampamento nasceu de um projeto preconcebido nos EUA e ministrado a executivos, que eram afastados do seu ambiente de trabalho por uma semana e agrupados em equipes, às quais eram propostos desafios, que superados contribuíam para a vida pessoal de cada um, tudo isso, com a finalidade de desenvolver e aprimorar o sentido de equipe nas empresas, com isso melhorando o relacionamento entre os funcionários, desenvolvendo o lado humano e aumentado assim o lucro das empresas.

 O ACAMPAMENTO NA IGREJA
A Igreja Católica do México na figura do teólogo J.H. Prado Flores, adaptou e espiritualizou estes retiros e iniciou um trabalho de evangelização e passou a utilizar estes “acampamentos” para resgatar o ser humano: casais que estão se separando, jovens usuários de drogas, alcoólatras, enfim pessoas que buscam um encontro com Deus, visando preencher ou dar respostas a alguma situação difícil que esteja vivendo, como solidão, stress, angustia, depressão, dependências químicas, conflitos familiares, sexuais, matrimoniais e etc.

Na sua origem, o Acampamento Juvenil surgiu também como um braço do Projeto Evangelização 2000, criado para atender ao apelo do Papa João Paulo II, no Haiti (XIX Assembléia Plenária do Celam), no ano de 1983, onde o Papa convocou todo batizado para uma Nova Evangelização: nova em seu ardor, em seus métodos e em sua expressão.

O Acampamento Juvenil é sensível à realidade própria da juventude. Evangeliza-se o jovem a partir dos jovens e de uma metodologia de acordo com tudo o que é inerente à idade e maturidade do jovem.

ULTREYA

VENHA PARTICIPAR DA ULTREYA
DIA 14/09
Na Igreja N. Sra. Aparecida de Parada Modelo

O caminho certo


ACRÓSTICO VENCEDOR

     Na edição do mês de agosto do Informativo Paroquial (Modelo Católico) divulgamos a promoção do mês da bíblia que seria a composição de um acróstico com a palavra Bíblia.

Segue abaixo o acróstico vencedor da promoção publicado na edição de setembro.

Bem-aventurado os que a lêem,
Invencível... os que Nela Crêem!
Bíblia, livro da sabedoria
Liberdade, para os que possuem-na.
Intensa e maravilhosa são suas palavras
Amor, verdade e vida.

                                                                Autor: Valmir Rosa


Parabéns a todos que participaram da promoção!


PASCOM - P. N. S. Aparecida

Projeto CNBB ''BOTE FÉ''

          A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou no dia 22 de agosto um vídeo da música Nova Geração. Clássico do Pe. Zezinho, scj., a canção foi interpretada por mais de 80 cantores católicos, reunidos nos estúdios da Paulinas-Comep, em São Paulo.
         O vídeo é o ponta pé inicial para o projeto “Bote Fé”, iniciativa do Setor Juventude da CNBB. O objetivo é chamar a atenção de paróquias e dioceses de todo o Brasil para a importância da evangelização dos jovens, também já em função da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, no Rio de Janeiro (RJ).
Acolhida da cruz da Jornada Mundial da Juventude 2013 Foto: Wesley Almeida
O primeiro evento dessa nova etapa – cujo título é "Bote fé"dará as boas-vindas à cruz peregrina e ao ícone de Nossa Senhora ao país-sede no dia 18 de setembro, das 9h às 21h, no Parque de Materiais da Aeronáutica (PAMA), próximo ao Campo de Marte.Esses objetos, que são símbolos do maior evento católico juvenil com o Papa, vão percorrer todas as dioceses do Estado de São Paulo, seguindo por todo o país até chegar à capital fluminense em julho de 2013, quando terá início a JMJ 2013.

O evento “Bote Fé” contará com a presença de vários músicos católicos, entre eles padre Fábio de Melo, Rosa de Saron, Adriana, padre Reginaldo Manzotti e muitos outros. Para mais informações sobre o encontro visite a página do “Bote Fé”. 

Que tal começar tudo pela palavra de Deus?

A palavra de Deus rege todas as coisas!

Jesus é o motivo de todas as coisas existirem. “Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito” (Jo 1, 3). Cristo é o Senhor, e tudo Lhe está submetido, tanto o mundo material quanto o angélico, "para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos" (Fl 2, 10), também toda matéria e forma, viva ou inanimada, estão sob Seu olhar. 

“Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hb 4, 12-13). Jesus veio revelar também ser Ele o Verbo Encarnado do Pai, a Palavra criadora (cf. Jo 1, 14). Palavra que quis se colocar em meio a nós, perpassando e agindo em nossas realidades: “a palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55, 11)

A Palavra de Deus rege todas as coisas. Se, então, a Palavra pode trazer essa eficácia, por que nos privamos de nos orientar por ela quando vamos empreender algo?

Queira ser um agente que propaga a Sagrada Escritura. A força e a sabedoria ali contidas provêm da boca do Senhor e não de nós. Deus não a deixará cair no descrédito. É do interesse divino que a Bíblia transmita Seus efeitos onde quer que ela seja colocada em prática e proferida, ainda que seja por nosso intermédio, servos fracos e sujeitos ao pecado. 

Podemos contar sempre com os efeitos da vontade de Jesus em nossas iniciativas. Leve sempre a Bíblia aonde você for. 

JUNTE-SE A NÓS! SEJA UM VOLUNTÁRIO!

As ações da Pastoral da Criança acontecem porque há pessoas que se comprometem a fazer um trabalho voluntário, no qual compartilham seus conhecimentos, experiências e uma parte do seu tempo. São pessoas que vivem e demonstram com seu exemplo o amor ao próximo. É um verdadeiro trabalho de Caridade Cristã.

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Ser voluntário na Pastoral da Criança significa:
  1. fazer parte da Missão da Pastoral da Criança;
  2. servir com amor e dedicação a criança e as famílias carentes;
  3. ter compromisso Cristão a serviço da vida e da esperança e da paz;
  4. lutar para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância;
  5. conhecer e participar das ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania;
  6. vivenciar a mística da Pastoral, que une Fé e Vida;
  7. participar da organização da comunidade;
  8. atuar na prevenção das causas da mortalidade infantil e da violência;
  9. estar comprometido com mudanças sociais.

Quero ser voluntário - líder, brinquedista, articulador, capacitador - o que devo fazer?

Entre em contato com a coordenação da Pastoral da Criança, a secretaria da Paróquia ou fale conosco deste blog.

FAÇA PARTE DA FAMÍLIA PASTORAL DA CRIANÇA!

A você líder da Pastoral da Criança...

Que responde sempre ao Nosso Deus “Eis-me aqui Senhor”, pois me chamaste para realizar o árduo, mas belo serviço da Pastoral da Criança. Nunca se cansa quando é para ajudar, seja na Igreja, nas comunidades, nas famílias, com carinho, atenção e acolhida.

Você! Que é lutador, que trabalha para que não haja uma criança carente, um idoso necessitado ou alguma família em situação precária, com uma expressão do teu amor, da tua paciência e simplicidade, saiba que a Pastoral da Criança não existiria sem você.

Líder, você que faz a historia da Pastoral, quase anônimo, que aceitou esse convite de Jesus Cristo, está mudando a cara do nosso país, rezo todos os dias a Nossa Senhora Aparecida que os abençoe e cubra-o com o seu manto sagrado, por vocês serem parceiros, guerreiros, irmãos e lutadores. Se em algumas vezes bater o desânimo lembre-se que tem uma família, uma criança ou um idoso precisando de ajuda e roga ao Nosso Pai “Caminha Conosco Senhor” e não mede esforços para alcançar os objetivos de vida seja espiritual ou até mesmo material.

Parabenizo em especial uma pessoa que nos ensina a trabalhar na Pastoral, Ana Tuão, que em breve completará 21 anos de trabalhos prestados a nossa obra e a todas as líderes de comunidades e seus apoios, assim como os colaboradores e auxiliares na ativa.

Líderes em ação nas comunidades:
- Citrolândia: Sebastiana e apoios
- Areal: Sonia, Nilce, Rosangela e os apoios, Andréia, Genilson, Iasmin, Geanne, João Bento, Sr. Airton Cunha e todos os colaboradores
- Bananal: José Natal e Eliane
- Orindi: Luzia, Dona Carminha, Doralice e seus apoios
- Paraíso: Enir, Fabiana e seus apoios
- Parada Modelo: Rosangela, Eliane, D. Irinete e todos os apoios
- Fazenda Garcia: Sonia com os apoios e principalmente a Sandrinha
- Quinta Mariana: Marli e seus apoios
- Quinta Rosangela: Ana Tuão
- Jororó: Sebastiana e apoios
- Parada Ideal: Rosana, Hércules e seus apoios
- Jardim Guapimirim: Elza, Marilda e seus apoios

Coordenadora Sonia Maria Navarro de Aguiar

PASTORAL DA CRIANÇA - ''PARA CONHECER MELHOR''


A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. Sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.


Ações desenvolvidas

Os voluntários da pastoral da criança, membros da própria comunidade, acompanham as famílias assistidas. Procuram orientar sobre seus direitos e deveres, buscando uma melhor qualidade de vida.

Em relação às gestantes, desenvolvem o acompanhamento do desenvolvimento do bebê a cada trimestre da gravidez, identificando possíveis situações de risco à gestação. Conscientiza a gestante, preparando-a para o parto e os cuidados pós-parto, informando sobre o aleitamento materno, vacinação e outros cuidados para o desenvolvimento da criança, além de apoio psicológico e conscientização sobre seus direitos e deveres.

O acompanhamento das crianças se dá através de visita periódica durante as quais trabalha-se a conscientização da família sobre seus direitos e deveres, sobre o desenvolvimento infantil, do apoio ao aleitamento materno, de orientações sobre higiene e saúde, vacinação, acompanhamento nutricional, prevenção e tratamento da diarréia e de infecções respiratórias e identifica-se sinais de risco para a saúde.

Ações complementares são desenvolvidas no sentido de melhorar as condições das famílias, como estímulo à alfabetização e escolarização dos adultos e ações de geração de renda. Além disto, busca-se o controle social das políticas públicas, atuando junto aos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde, Direitos da Criança e do Adolescente, segurança alimentar, entre outros.

JMJ: Participação de Jovens de Guapimirim

As fotos deste álbum são para a comunidade perceber quão valiosas foram as orações dedicadas à participação destes jovens na jornada.
Confira o testemunho da Jovem Emanuelle, que esteve lá em Madri, na edição deste mês de setembro do Informativo Paroquial Modelo Católico. 

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Objetivo: Divulgar a Palavra de Deus e integrar a paróquia.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) de nossa paróquia iniciou suas atividades neste ano de 2011, para por em prática o projeto do Informativo Paroquial, que teve com sua primeira edição o boletim comemorativo do 1º aniversário da Paróquia. A partir daí, mesmo sem muitos fundamentos técnicos, continuamos com o Informativo (Modelo Católico) e criamos em agosto um blog da paróquia. 


A Pascom é chamada a ser “integradora”.  É o elo de ligação entre  todos os eventos, pastorais, movimentos, associações que tem na comunidade e toda a comunidade paroquial. Para isso utilizamos dos meios de comunicação possíveis e acessíveis ao maior número de pessoas: um jornal, um mural, um blog, etc.

A Pascom deve facilitar a divulgação das atividades paroquiais dentro e fora dela e dos eventos entre as pastorais. É um dos mais eficientes recursos para levar a Boa Nova a todos, sem distinções, separações, medos ou preconceitos. Tem uma responsabilidade muito grande: é a poderosa solução para a necessidade urgente de conversão e evangelização.


Atividades: Elaboração do Jornal "Modelo Católico", Mural e Blog da Paróquia.


Nossa Equipe: Ainda em formação

Se você estiver disposto a colaborar com nossa pastoral, participe dando sugestões e fazendo críticas também, pois nosso intuito é fazer sempre o melhor. Entre em contato pelo Fale Conosco deste blog ou deposite-a na urna da Igreja.

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO

Dizimistas cadastrados na Paróquia  N. S. APARECIDA

DIA
01    Tereza Cunha Maia de Farias e Adriane Alves Leite Farias
02    Taís Marins Setembrino de Carvalho e Lucimar Nogueira da Silva
03    Maria das Graças Rosário Paes e Marcelo de Almeida Peixoto
04    Alvanira Nogueira Ferreira, Rezê Gomes da Silva e Luiz Mario dos Santos
05    Sebastião da Conceição
06    Luciana Cardoso Domingos Batista
09    Marcia Ferreira da Silva, Feliciana Maria Souza da Fonseca e Celza Gomes da Silva Felix
10    Eponina Francisca Barbosa
11    Nathália Alves Silva
13    Rosana P. M. Moraes
14    Elcio Correa Marques e Marina da Costa Nascimento
15    Luciane Dias do Amaral e Dilma Maria da Conceição
18    Natalia Borges de Aguiar
19    Marli Caldeira da Costa e Maria Regina Pacheco de Aquino
20    Zemar Lopes de Oliveira  e Marisete de Oliveira Braga
21    Gelita Ferreira Gomes e Sônia Procópio de Carvalho Dias
22    Nadir Soares da Silva
25    Orlando José Ribeiro de Sá
27    Edvania dos Santos Santos
28    Terezinha Tuão Pícoli
29    Miguel Ferreira dos Santos
30    Maria Alice Teixeira Caldeira e  João Duarte

Parabéns! É bom celebrar com vocês o seu aniversário! Muita saúde, alegria e paz!

Dezejamos o mesmo aos dizimistas das COMUNIDADES!!! Em breve vocês também serão lembrados neste espaço!

Sintam-se abraçados pela equipe da PASTORAL DO DÍZIMO.

A PALAVRA QUE ALIMENTA!

     A Palavra de Deus é um lugar de encontro com o Cristo, Ele é a palavra viva do Pai.
     A leitura das Sagradas Escrituras, acompanhada de fé e oração, plasma em nós o homem novo, criado à imagem de Deus.
     O  contato com a Palavra de Deus é vital para a nossa alma, o Espírito Santo age  através dela, em nosso interior, quando a acolhemos com espírito de fé.
     A Palavra de Deus é o alimento da criatura nova em Jesus Cristo, ela mantém viva a nossa fé!
     A palavra de Deus tem o poder de  “curar os de coração aflito”, “trazer aos cativos a libertação”, “aos prisioneiros o alvará de soltura”, “consolar os que estão tristes.
(Is 61)

Oremos:
Senhor, manda teu Espírito Santo para que eu tenha entendimento da sua palavra!
Reacende em mim o fogo do vosso amor, para  que eu tenha  fome e sede de te buscar! 
Abri os meus ouvidos, não quero ser indiferente a sua voz!
Faz-me dócil aos seus ensinamentos, dai-me a graça de ser dirigido pela tua palavra,  e fazer dela a minha morada!
Amém !

Fonte: Blog de Salette Ferreira http://blog.cancaonova.com/saletteferreira/